SEGUIDORES

segunda-feira, 31 de março de 2014

Voluntário em S. Tomé 5: conhecer um pouco do Norte!

Os Leigos (uma ONG católica) reservam um dia por semana para descanso. O objetivo é recarregar baterias para uma nova semana de trabalho (intenso e desgastante) e reforçar o espírito de grupo. O dia habitual de descanso dos Leigos de S. Tomé - uma equipa na capital, outra no isolado Sul (onde estou) é a sexta-feira. Como trabalho entre 2ª e sábado, durante a minha presença, o dia de descanso passou a ser o domingo. 
Assim, hoje, foi dia de descontração. Partimos a meio da manhã com sandes, frutas exóticas e água na bagagem. No percurso, visita da roça Agostinho Neto, observação da FAUNA (os tecelões e uma ave que só tinha visto no National Geographic: a viúva, com uma longuíssima cauda negra que, como o cuco, coloca os seus ovos nos ninhos de outras espécies, sobretudo os bicos-de-lacre) e da FLORA (com destaque para os imponentes embondeiros) e paragem em três praias. No regresso à capital, ainda houve tempo para uma pausa refrescante na “Geli doxi”, onde tive oportunidade de experimentar um excelente gelado de sape-sape. Dia pleno de coisas novas e muita alegria com os meus amigos Leigos: o Nuno e o Francisco; a Andreia, a Patrícia, a Catarina e a Natacha. Amanhã, logo pela manhã, volto para o Sul para mais uma semana de formações e aulas de francês.
Quando voltar a ter acesso à net, darei mais notícias.
Um abraço caloroso como as águas deste mar imenso que me separa do pátrio retângulo à beira-mar plantado.
AP
P.s. Cozinhei o jantar para todos: arroz de repolho avinagrado (com uma espécie de tubérculo alaranjado designado aqui como açafrão. Consegui apurar que é o açafrão-da-terra, uma espécie de curcuma) com salsichas estufadas em azeite, cebola picada e mostarda. O repasto foi apreciado!


 O Ilhéu das Cabras (visto da praia de Micoló)

A magnífica praia “lagoa azul”. À esquerda, a molhar os pés na água morna, um embondeiro.

A múcua (fruto do embondeiro), com que se faz uma nutritiva bebida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário