SEGUIDORES

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Pai Natal OU pai natal?


1. Tanto o Formulário Ortográfico de 1943 (Brasil) como o AO45 (Portugal) são omissos em relação ao uso de maiúscula/minúscula. No entanto, o mais comum era vermos a grafia Pai Natal.
Goste-se ou não do AO90, neste caso, ele dá-nos uma regra clara:
Base XIX - 2  A letra maiúscula inicial é usada: (…)
c) Nos nomes de seres antropomorfizados ou mitológicos: Adamastor; Neptuno/ Netuno.
2. Não há consenso em relação à classe de palavras em que devemos incluir o Natal de Pai Natal. Enquanto para uns (Dicionário da Academia das Ciências e o Portal da Língua Portuguesa) é um adjetivo, para  outros (como a Infopédia) é um nome.
3. No Brasil, o Pai Natal dá lugar ao Papai Noel. Se os dicionários Aulete e Michaelis não o fazem, já o VOLP da Academia Brasileira de Letras regista a designação como substantivo, com hífen (Papai-Noel), tratando-o como um composto com unidade semântica sem elementos de ligação (como em abelha-mestra, por exemplo). Embora seja a única fonte das que consultei que segue este caminho, tem lógica a opção.

CONCLUSÕES:
PORTUGAL
BRASIL
Pai Natal
Papai-Noel  (perspetiva da ABL)
1.Tratando-se de uma pessoa vestida como tal (ou um de objeto a representá-lo), deve usar-se minúscula: pai natal/papai-noel.
2. A forma correta de formar o plural é pais natais/papais-noéis.

Abraço.
AP

Um comentário:

  1. Oi, Antólnio!
    Fiquei cheia de dúvidas e sempre escrevi Papai Noel. Jamais pensaria que seja correto com o hífen. Acho que vou continuar escrevendo errado... rs.

    ResponderExcluir