SEGUIDORES

domingo, 12 de janeiro de 2014

k, w e y: danças com letras!


Uma das alterações trazidas pelo Novo Acordo Ortográfico foi a inclusão das letras k, w e y no alfabeto: “O alfabeto da língua portuguesa é formado por vinte e seis letras”.
Antes, segundo o Formulário de 1943 (Brasil) e Acordo de 1945 (Portugal), o alfabeto era constituído por 23 letras.

Na prática, que consequências tem, no uso da língua portuguesa, esta alteração introduzida pelo AO90? NENHUMA!
 
 
Repare:
A. O Formulário Ortográfico de 1911 embora determinasse que eram “proscritas de todas as palavras portuguesas, ou aportuguesadas, as letras k, w, y”, previa exceções:
1.ª Poderão usar-se essas letras em vocábulos derivados de nomes próprios estrangeiros (…).
2.ª Continuam em uso os símbolos W, para denotar o Oeste, e K como abreviatura de unidade métrica, e tambêm na forma international kilo, que todavia se poderá escrever quilo;
B. O AO45, como o FO43, manteve as letras k, w e y fora do alfabeto, mas continuou a prever casos especiais:
O k, o w e o y mantêm-se nos vocábulos derivados eruditamente de nomes próprios estrangeiros que se escrevam com essas letras (…).
C. O AO90 junta as letras k, w e y ao alfabeto, mas circunscreve a sua utilização também a casos especiais: em topónimos e antropónimos originários de outras línguas e seus derivados; em siglas, símbolos e palavras unidades de medida internacional.
 
 
Conclusão:
A inclusão de k, w e y no alfabeto não altera em nada o uso dessas letras na língua portuguesa. Já as tínhamos nos teclados dos computadores e telemóveis…
 
 
Com todas as letras, deixo o meu abraço.
AP

 
Imagem encontrada AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário