SEGUIDORES

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

.Escreve-se Passa-Quatro ou Passa Quatro? (Cidade de Minas Gerais, Brasil)

Imagem (encontrada AQUI) de Passa Quatro, município da Microrregião de São Lourenço, no estado de Minas Gerais, no Brasil, com cerca de 16 000 habitantes. 
Em relação à hifenização dos topónimos, o Novo Acordo Ortográfico nada altera e mantém o que era determinado pelo AO45 (Portugal) e pelo Formulário de Ortográfico de 1943 (Brasil):
Emprega-se o hífen nos topónimos compostos iniciados pelos adjetivos grã, grão ou por forma verbal ou cujos elementos estejam ligados por artigo: (…) Abre-Campo; Passa-Quatro, Quebra-Costas, Quebra-Dentes, Traga-Mouros, Trinca-Fortes;” (AO90, nº2 da Base XV).
Nota: Além dos casos acima apresentados, há duas exceções em que também devemos usar o hífen: Guiné-Bissau e Timor-Leste.
 
CONCLUSÃO:
A grafia correta é apenas uma: Passa-Quatro
Obs.:
1. O mesmo se aplica a Santa Rita do Passa-Quatro e S. Miguel do Passa-Quatro (cidades brasileiras)
2. São poucos os topónimos portugueses em que empregamos forma verbal. A freguesia de Mira-Sintra e a rua de Quebra-Costas (em Coimbra) são dois exemplos.
Abraço.
AP
Respondendo à questão deixada na caixa de comentários, parece que o nome Passa-Quatro remonta ao século XVII e “diz respeito às indicações deixadas pelos bandeirantes que diziam: Vai, do rio Paraíba do Sul, verás ao teu nome uma grande cordilheira, a Mantiqueira. E ao encontrares nela uma garganta profunda, é o Embaú, a única passagem tranquila para o Sertão das Gerais, então galga a serra e Passa Quatro vezes o rio que se escorrega por um verde espaçoso vale.
 
 
 

5 comentários:

  1. Correto.
    Não me retava dúvidas.
    Agora, você sabe a origem do nome? rsrs
    Um abraço.
    Atualização feita.

    ResponderExcluir
  2. Olá amigo Antônio,
    Gostei muito do seu blog.
    Acho as matérias bem interessantes.
    Sempre lendo e aprendendo, dia a dia.
    Carinhoso e fraternal abraço,
    Vovó Lili

    ResponderExcluir
  3. bom saber, vivendo e aprendendo sempre.... !!!

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Eu ou de Passa Quatro (MG) e, até onde eu sei, sempre se escreveu Passa Quatro.
    Vcs podem até conferir nos links abaixo:
    http://www.passaquatro.com.br/
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Passa_Quatro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, António!
      O Formulário Ortográfico (adotado no Brasil em 1943) é omisso em relação ao assunto, mas o Novo Acordo Ortográfico é claro no nº2 da Base XV:
      "2º)Emprega-se o hífen nos topónimos/topônimos compostos, iniciados pelos adjetivos grã, grão ou por forma verbal ou cujos elementos estejam ligados por artigo: Grã-Bretanha, Grão-Pará; Abre-Campo; Passa-Quatro, Quebra-Costas, Quebra-Dentes, Traga-Mouros, Trinca-Fortes; Albergaria-a-Velha, Baía de Todos-os-Santos, Entre-os-Rios, Montemor-o-Novo, Trás-os-Montes."
      Abraço desde Lisboa.
      AP

      Excluir