SEGUIDORES

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

AO: Ministro português diz que é mesmo para avançar.

Fonte da imagem: AQUI.
 
Transcrevo a "Abertura" do Ciberdúvidas de hoje:
 
Acordo Ortográfico totalmente em vigor
no Brasil e em Portugal no final de 2015

O ministro do Negócios Estrangeiros de Portugal, Paulo Portas, garantiu aos deputados da Assembleia da República que não há divergências entre Portugal e o Brasil quanto à aplicação do Acordo Ortográfico de 1990 (AO). Paulo Portas desmentiu assim notícias segundo as quais o governo brasileiro teria paralisado o processo de adoção das novas regras, esclarecendo que «o que o [este país] fez foi ampliar de três para seis anos a entrada em vigor total do acordo», pelo que a sua vigência total no Brasil vai verificar-se no final de 2015. Recorde-se que, em Portugal, o prazo do período de transição para a plena entrada em vigor do AO termina em 13 de maio do mesmo ano.

 
Comentário:
Que o tempo que falta para o final do período de transição seja bem aproveitado para aperfeiçoar o texto do AO, tendo em vista uma simplificação mais conseguida do que a que temos neste momento. E, se não for pedir muito, que o Portal da Língua Portuguesa e a Academia Brasileira de Letras se ponham de acordo em relação à interpretação das regras e ponham termo às divergências que encontramos nos respetivos vocabulários.
 
Abraço.
AP
 


3 comentários:

  1. É uma boa notícia para toda a gente, a existência desta sintonia entre os governos português e brasileiro quanto ao acordo ortográfico.

    Lamentavelmente, o Sr.Paulo Portas esquece-se que há mais 6 países a falar português e que o acordo ortográfico não devia avançar sem eles. Por outro lado, é inadmissível que a língua portuguesa que tinha duas normas ortográficas passe agora a ter 3.

    Pedro Oliveira Reis

    ResponderExcluir
  2. "E, se não for pedir muito, que o Portal da Língua Portuguesa e a Academia Brasileira de Letras se ponham de acordo em relação à interpretação das regras e ponham termo às divergências que encontramos nos respetivos vocabulários."

    Há divergências entre os vocabulários?! Que divergências?

    ResponderExcluir
  3. E se não houvesse divergências, eu ia dizer que havia?!
    A mensagem que publiquei hoje no blogue apresenta exemplos dessas divergências.

    ResponderExcluir