SEGUIDORES

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

.audio-visual, áudio-visual ou audiovisual?

Fonte da imagem: AQUI. 
1. Um amigo questionou-me acerca da alteração ou não da palavra pelo Novo Acordo, uma vez que sempre a escreveu com hífen e viu-a aglutinada num dicionário acabado de comprar.
2. Considerando que existe o nome áudio como elemento autónomo, poderíamos concluir a que a hifenização seria correta. Já vi nalgumas escolas mais antigas, construídas nos anos 50 e 60 do século XX, placas com o termo “áudio-visual”.
3. As pesquisas que fiz não me permitiram concluir se alguma vez se usou o hífen, mas a grafia audiovisual é a que está (e já estava antes do Acordo) nos dicionários e vocabulários.
4. A ausência do hífen é justificada pelo Ciberdúvidas numa resposta dada a um consulente em 1997: “audiovisual é correcto, sem hífen, e, se o tivesse, precisaria de acento agudo no primeiro elemento. Escreve-se, pois, pegado, como costuma dizer-se e se encontra dicionarizado. A regra aplicável, analogicamente, é a que se lê na página 250 do Tratado de Ortografia Portuguesa do Professor Rebelo Gonçalves (Coimbra, 1947), segundo a qual o primeiro elemento, «proveniente do grego ou do latim e terminado em o, se combina com um ou mais elementos substantivos ou adjectivos». (F. V. Peixoto da Fonseca:: 01/02/1997)
Nota: A resposta foi dada em 1977. Com a entrada em vigor do Novo Acordo Ortográfico, o “audio” terá de ser separado por hífen se o segundo elemento começar por h (sempre sem exceções) ou o (dado que “audio” também termina em o), como em áudio-história. O único caso em que esta regra geral não se aplica é com o prefixo co-, que só leva hífen antes de h: co-herdeiro. Mas atenção: No Brasil, o co- aglutina sempre, mesmo antes de h: coerdeiro.

CONCLUSÃO:
Portugal (norma luso-afro-asiática) e Brasil (norma brasileira)
audiovisual
 
Abraço.
AP
P.s. Tenha também:
a) informação linguística no http://portuguesemforma.blogspot.pt: mousse ou musse?
b) divertimento/emoções fortes no http://bloguedoincrivel.blogspot.pt: Um peixe que ataca um gato? Hum… Será mesmo?
c) receita de uma deliciosa tosta-refeição simples de fazer (e económica!) no http://receitasedicasdiversas.blogspot.pt
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário