SEGUIDORES

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

.A avaliação dos professores e o Novo Acordo…

Imagem encontrada AQUI.

Li há pouco o “Guião de observação da dimensão científica e pedagógica” a utilizar na avaliação dos professores portugueses. Não vou fazer comentários em relação à filosofia do documento, pois considero que a avaliação do desempenho continua a não ter nem validade nem fiabilidade.
O(s) redator(es) do documento aplicaram de forma descuidada o Novo Acordo Ortográfico, misturando a Norma de 1945 com o Acordo de 1990. A par de didáticos, selecionados e atividades, encontramos “objectivos” (duas vezes) e “aspectos” (três vezes).
Vamos por partes.
A. Em relação a “objectivos”, não se compreende a opção, uma vez que a palavra não se enquadra em nenhum do três tipos de dupla grafia referidos no NAO.
B. Quanto a “aspectos”, a escorregadela poderá ter origem no ponto 1. c) da Base IV: “Conservam-se ou eliminam-se facultativamente, quando se proferem numa pronúncia culta, quer geral, quer restritamente, ou então quando oscilam entre a prolação e o emudecimento: aspecto e aspeto, cacto e cato, caracteres e carateres, dicção e dição; facto e fato, sector e setor, ceptro e cetro, concepção e conceção, corrupto e corruto, recepção e receção; 
Não estando delimitado no extrato o âmbito de aplicação de cada uma das grafias, teria sido prudente esclarecer o assunto, tendo em conta o que está na Nota Explicativa do Acordo: “Os dicionários da língua portuguesa, que passarão a registar as duas formas em todos os casos de dupla grafia, esclarecerão, tanto quanto possível, sobre o alcance geográfico e social desta oscilação de pronúncia.
C. Que dicionário consultar? Sendo o Portal da Língua Portuguesa o órgão oficial do Novo Acordo, consultá-lo teria compensado. Clicando sucessivamente em “Vocabulário da Mudança” e “Palavras afetadas pelo AO”, tudo teria ficado clarinho como água:
Ortografia Antiga (1945)
Ortografia Antiga (1943)
Ortografia Nova
Notas
objectivo
objetivo, objectivo
objetivo, objectivo
objectivo não é usado em Portugal
aspecto
aspecto, aspeto
aspeto, aspecto
aspecto não é usado em Portugal
Nota: O Acordo vigente em Portugal datava de 1945, enquanto o Brasil seguia o Formulário de 1943.

Conclusões:
Em Portugal, as formas adequadas são aspeto e objetivo.
No Brasil, há dupla grafia aspecto/aspeto e objectivo/objetivo.

Abraço.
AP
P.s.1 No parâmetro “Pedagógico (segurança)”, lemos: “acompanhar a prestação dos alunos e proporcionar-lhe informação sobre a sua evolução”. Proporcionar a quem? Ao professor? Hum… deve ser a tal dimensão formativa do processo. Claro que é uma gralha que não devia ter acontecido.

P.s.2
Nova mensagem no http://portuguesemforma.blogspot.pt:
Língua viva: site, sítio ou tanto faz?

Nenhum comentário:

Postar um comentário