SEGUIDORES

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

.concerteza ou com certeza?

Será que o vini vai amá-la um dia... com certeza? (Fonte do interessante documento: AQUI.)
 
Esta é a uma dúvida que me apresentam de forma recorrente.
Para responder, passo a transcrever, com a devida vénia, duas fontes fidedignas.
A. Mensagem publicada, em 6 de junho de 2007, no blogue http://emportuguescorrecto.blogs.sapo.pt/6202.html (acedido em 16.08.2012):
 
Concerteza ou com certeza ?
A resposta é fácil: deve-se usar sempre duas palavras e
nunca uma única.
 
Ex. Com certeza que estarei presente na tua festa.

B. A provar que este assunto é fonte de muitas dúvidas (e asneiras!), em 1977, foi dada, no Ciberdúvidas, esta resposta a uma consulente que dizia, confusa, que a sua professora ensinara que se deveria escrever “concerteza”. Aqui ficam a pergunta e a resposta.
Com certeza
[Pergunta] “Antes da realização de uma prova escrita na minha universidade, a nossa professora alertou-nos para os erros de ortografia mais comuns, entre os quais apresentou, segundo ela, a forma correcta de escrever a expressão indicada no título. A professora indicou que a forma correcta de escrever era «concerteza» ao invés de «com certeza», que eu sempre julguei ser a correcta! O que venho aqui saber é qual das duas opções está correcta.” Carla :: :: Portugal
[Resposta] “Até custa acreditar mas, olhe, neste caso, quem tem de aprender é a professora. Qualquer dicionário ajudará a aluna a ministrar uma boa aula de português elementar: com certeza, locução adverbial, formada pela preposição de e o substantivo certeza. E se a prof. ainda persistir no erro (como acontece com muita outra gente com responsabilidades a escrever por aí…), sugira-lhe o seguinte exercício prático: substitua-se a prep. de pela prep. com. Com certeza que ficará sem certeza(s) dessas.” J.M.C. :: 01/03/1997
C. As DICAS são uma espécie de regras light, simplificadas e com caráter prático. Para este caso, deixo duas sugestões.
– Para além do exercício proposto no Ciberdúvidas com a preposição de, basta escrever o contrário para concluir que são duas palavras: com certeza vs. sem certeza.
– O corretor ortográfico do Office pode dar-lhe uma ajuda preciosa. Se escrever “concerteza”, ao deixar o espaço para escrever a palavra seguinte, ele corrigirá automaticamente para “com certeza”. É só estar com atenção e aproveitar este recurso inestimável. Se ficar com dúvidas em relação à correção feita pelo sistema, faça uma pesquisa tira-teimas para ver quem tem razão: você ou o corretor. E não esqueça: se errar é humano, corrigir-se é… divino!

Abraço a todos.
AP

17 comentários:

  1. Obrigada! Este é, com certeza, um blogue muito interessante:)

    ResponderExcluir
  2. Adorei o blog, tira algumas de nossas dúvidas...

    ResponderExcluir
  3. grande decisão, a de aplicar o AO antes do Brasil... mais um acto ridículo e provinciano. Tínhamos de avançar à pressa e agora a anedota acontece!
    Alguém explica como é que os países de língua oficial Inglesa se entendem com grafias e expressões diferentes para os mesmos objectos ou conceitos?
    O AO é um buraco imenso e desnecessário. Todos ficámos a perder.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apesar de anónima, fica registada a sua opinião.
      Bom 2013.
      AP

      Excluir
  4. Olá multiplicador Antonio! Passando para lhe visitar... Parabéns pelo seu trabalho.
    Blog Ensinar é Aprender

    ResponderExcluir
  5. Esta palavra nao é de todo descabida. Nao foi uma professora que a inventou como parecem fazer crer... existe e se for eliminada com o acordo ortográfico tudo bem, mas nao invalida que o AO seja uma grande treta, para nao dizer uma grande m... inventada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1. A questão com certeza/"concerteza" nada tem a ver com o AO.
      2. Diz que "concerteza" existe. Em que dicionários/vocabulários é que a palavra está registada?
      Cumprimentos.
      AP

      Excluir
  6. Concerteza existe desde o momento em que eu, e não apenas eu, utilizo a palavra tal como me foi ensinada pela minha professora de primária.
    Do uso comum nasce a língua.
    E, aparte da discussão, erro completo é escrever ao abrigo do AO90, que de uso comum nada tem uma vez que apenas foi posto em prática por Portugal, e por decreto, sem qualquer base utilitária que não tenha sido incrementar a venda de novos livros e correctores ortográficos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Pedro.
      1. Basta analisar a história das reformas ortográficas em Portugal (1911, 1945, 1973 e 1990), para perceber que não é apenas o uso que faz a língua. Temos ocorrências bem mais recuadas no tempo (no reinado de D. Dinis, por exemplo) que vão no mesmo sentido. De qualquer modo, ninguém o obriga a escrever segundo o AO90.
      2. Quanto ao que a sua professora primária lhe ensinou, com todo o respeito pela senhora, limito-me a transcrever o Ciberdúvidas, pois assenta que nem uma luva às suas objeções:
      [Pergunta] Antes da realização de uma prova escrita na minha universidade, a nossa professora alertou-nos para os erros de ortografia mais comuns, entre os quais apresentou, segundo ela, a forma correcta de escrever a expressão indicada no título. A professora indicou que a forma correcta de escrever era «concerteza» ao invés de «com certeza», que eu sempre julguei ser a correcta! O que venho aqui saber é qual das duas opções está correcta. Carla :: :: Portugal
      [Resposta] Até custa acreditar mas, olhe, neste caso, quem tem de aprender é a professora. Qualquer dicionário ajudará a aluna a ministrar uma boa aula de português elementar: com certeza, locução adverbial, formada pela preposição de e o substantivo certeza. E se a prof. ainda persistir no erro (como acontece com muita outra gente com responsabilidades a escrever por aí…), sugira-lhe o seguinte exercício prático: substitua-se a prep. de pela prep. com. Com certeza que ficará sem certeza(s) dessas. J.M.C. :: 01/03/1997 In http://www.ciberduvidas.pt/pergunta.php?id=497
      Cumprimentos e boa semana.
      AP
      P.s.: Este blogue é um espaço informativo crítico e não uma tribuna de defesa ou condenação do AO90. Pelo que diz no seu comentário, aconselho-lhe a leitura do blogue “ILC Contra o Acordo Ortográfico” (http://ilcao.cedilha.net).

      Excluir
  7. Meus caros,
    Nem o acordo ortográfico, nem o uso comum pode ter qualquer vínculo com o terrível uso do termo "concerteza". Este termo, que nem se pode chamar de palavra, simplesmente NUNCA EXISTIU, assim como nunca existiu o sencerteza, nem o condúvida/sendúvida, nem o confome, o consede (ou seria conssede?), nem o compressa (aí seria com m, antes do p?). Se algum professor, do ensino básico ao universitário, ensinou errado a alguém, cabe-nos lamentar profundamente tal grau de despreparo. Jamais, porém, acreditar que isso permitiu a criação deste descalabro. Aprender sempre! Pensamento crítico! Nunca é tarde demais... Cecília

    ResponderExcluir
  8. Muita palavras e expressões são escritas, principalmente nas redes sociais, que são piores que um tiro, para quem entende um pouco a Língua Portuguesa. Exemplo: alem de "concerteza". "menas coisas" ao invés de ; "derrepente" ao invés de e por aí se vai! Expressões como: "agente fomos" e "nós foi". São mesmo de doer na alma.

    ResponderExcluir
  9. vejo sempre pessoas escrevendo a palavra "certeza" sem que indique se "tem certeza ou não" de determinado assunto. E fico intrigada, pois, acredito que a palavra certeza, necessita de algo mais. A dúvida é: é correto escrevê-la isoladamente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como diz, "certeza" pede uma preposição para ter sentido: com certeza, sem certeza, de certeza...

      Excluir
  10. Adoro este blog. Sempre me disseram que escrevo bem e sem erros. Porém, de vez em quando, creio que mercê da confusão gerada pelo mais recente acordo ortográfico, assaltam-me sérias dúvidas. Por aqui, com a contribuição de todos os que colaboram no "tira dúvidas", vou ficando mais segura.
    Obrigada pela feliz ideia, António Pereira.
    Maria da Luz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Maria da Luz.
      Ainda bem que gosta aqui deste cantinho de divulgação da língua portuguesa.
      Estarei sempre ao dispor.
      Abraço desde Azeitão.
      P.s.: E escreve muito bem, sim senhora! ;)

      Excluir