SEGUIDORES

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Ainda a grafia de Eco-Escolas...

Olá a todos!
No passado dia 11/2, publiquei esta mensagem:
Só umas palavrinhas para confirmar que, de acordo com as novas regras, devemos mesmo escrever Ecoescolas, retirando o hífen.
Segundo a Base XVI do texto do Acordo:
"Não se emprega, pois, o hífen: (...)
b) Nas formações em que o prefixo ou pseudoprefixo termina em vogal e o, segundo elemento começa por vogal diferente, prática esta em geral já adotada também para os termos técnicos e científicos. Assim: antiaéreo, coeducaçao, extraescolar, aeroespacial, autoestrada, autoaprendizagem, agroindustrial, hidroelétrico, plurianual."
Só haveria justificação para se manter o hífen se se tratasse de uma marca inscrita em registo público, de acordo com a base XXI do NAO:
"Para ressalva de direitos, cada qual poderá manter a escrita que, por costume ou registo legal, adote na assinatura do seu nome. Com o mesmo fim, pode manter-se a grafia original de quaisquer firmas comerciais, nomes de sociedades, marcas e títulos que estejam inscritos em registo público."

Entretanto, chegou-me este esclarecimento do Eco-Escolas:
"Caros colegas,
Por termos sido confrontados com o assunto em epígrafe, vimos por este meio informar que, mesmo com a aplicação do Novo Acordo Ortográfico e, aliás, em consonância com o disposto neste, Eco-escolas deverá continuar a escrever-se com hífen, em virtude de se tratar de uma marca registada, consubstanciando uma excepção prevista na Base XXI do Novo Acordo Ortográfico, que passamos a citar:
«Base XXI - Das assinaturas e firmas
Para ressalva de direitos, cada qual poderá manter a escrita que, por costume ou registo legal, adote na assinatura do seu nome.
Com o mesmo fim, pode manter-se a grafia original de quaisquer firmas comerciais, nomes de sociedades, marcas e títulos que estejam inscritos em registo público.»
Neste sentido, encontram em anexo a este e-mail o registo de propriedade da marca Eco-escolas, atestando o acima exposto.
Margarida Gomes"

Confirma-se, assim, a única hipótese que referi em 11/2  que poderia justificar a manutenção do hífen: a designação estar inscrita em registo público. Assim sendo, a exemplo do que acontece com a "Jóia do Cávado", que manteve o seu acento, o Eco-Escolas salvaguarda o seu hífen!

ProfAP



Nenhum comentário:

Postar um comentário